Total de visualizações de página

domingo, 25 de dezembro de 2011

Então é Natal...

As comemorações do Natal começam bem antes do dia 25... aproveitamos esse momento de fechamento de ciclo para nos confraternizar e agradecer a Deus por todas as bençãos recebidas... é o momento de perdoar e amar, por isso acho importante participar de cada confraternização dos círculos dos quais eu faço parte: círculo de alunos, trabalho, amigos e familiares... assim minhas confraternizações começaram lá no comecinho de dezembro com meus alunos da UFAl, com meus colegas professores da UFAL, com o grupo "Mania de se Encontrar" e também no aniversário de uma grande amiga (Dide) no último dia 23. Esses encontros fazem com que esses círculos criem mais vínculos e fortaleçam as relações de amizade.



Tradicionalmente, eu passo o Natal na casa dos meus pais, reunida com meus irmãos, sobrinhos, amigos e vizinhos...é uma festa que já é conhecida na vizinhança, pois quase ninguém na rua comemora como a gente. É sempre a mesma coisa, mas confesso que é sempre a mesma coisa boa...entramos no clima literalmente... compra de presentes, preparo da ceia, decoração natalina...



Assim, eu, minhas irmãs Sandra e Betânia, minha cunhada Léia e minha mãe, passamos a tarde inteira na cozinha preparando as delícias do nosso Natal...um muito de tudo porque com Léia e Betânia, não tem isso de pouquinho... tudo tem que ser exageradamente muito... graças a Deus, pois sempre sobra para o almoço e jantar do dia 25...(hehehe). Além disso, tem as expectativas dos nossos filhos quanto aos presentes de Natal que irão ganhar... todo mundo ansioso para abrir os presentes e fazendo perguntas sobre os mesmos...


No entanto, o mais importante de tudo é termos consciência do grande motivo que nos reúne a cada ano... o nascimento de Jesus Cristo... e o que dizer nesse momento que antecede a ceia? Primeiro de tudo agradecer a Deus por tudo em nossa vida, percebemos que mesmo quando as coisas ruins acontecem, elas vêm para nos trazer ensinamento.


Ontem recebi uma mensagem de Natal do meu amigo Marcos lá de Santana do Ipanema / Al que falava o seguinte: 

"Nós estamos, única e exclusivamente, nessa vida para aprendermos a amar e a perdoar".

E foi essa frase que inspirou minhas palavras na hora da oração da minha ceia de Natal... se vivenciamos isso  no nosso dia a dia estamos procurando fazer dos ensinamentos de Jesus nosso aprendizado espiritual para nos tornarmos pessoas melhores. Além disso, temos tantas coisas a agradecer, pois diante de tantas tribulações, tantas coisas boas aconteceram... só o fato de estarmos ali reunidos com um propósito comum já era motivo para muito agradecimento.



Depois de comermos tudo a que tínhamos direito, tivemos também nosso tradicional amigo secreto familiar e aí haja expectativas e especulações... no final todo mundo feliz com os presentes recebidos e por acharmos pouco, ainda tivemos nosso inimigo secreto... nesse, cada um compra um "mimo", geralmente uns péssimos e outros melhores e aí começa a briga pelos melhores presentes... é muito engraçado!



No final, e mais importante de tudo, foi estarmos juntos mais uma vez... um Natal simples, mas com alegria, amor, comida, presentes... quantas pessoas não gostariam de estar no nosso lugar...que gostariam de ter um pouco de comida... por isso é bom também agradecer por tudo que temos e pensar também sempre no próximo... lá em casa todo mundo é bem vindo... sabemos que de pouquinho em pouquinho fazemos a nossa parte, se todos fizessem talvez tivéssemos uma sociedade melhor... mas isso é uma questão de escolha, então que possamos escolher sempre esse Natal para a nossa família de parentes, amigos e vizinhos!

Feliz Natal para TODOS!!!




Um comentário:

  1. Fico radiante em perceber que tem pessoas que sabe o verdadeiro sentido do natal...saudades de vc parabéns pela família...beijos
    joao nascimento

    ResponderExcluir