Total de visualizações de página

sábado, 31 de dezembro de 2011

Ano NOVO!

Vem vindo um novo ano e, com ele vem entranhado em nossas mentes e corações a esperança de um NOVO recomeço. Há uma frase do Mário Quintana que fala disso, ela nos remete a esse sentimento de esperança que diz o seguinte:




"Bendito quem inventou o belo truque do calendário, pois o bom da segunda-feira, do dia 1º do mês e de cada ano novo é que nos dão a impressão de que a vida não continua, mas apenas recomeça..."


Vejo isso como uma oportunidade que nos é dada de recomeçar e tentar fazer o melhor, rever todos os erros, nos auto-avaliar e desejar mudanças, traçar metas para conquistar no ano que se inicia...vi uma frase muito recorrente nos últimos dias que está circulando no facebook... "não é 2012 que precisa ser melhor, tente ser melhor você mesmo!"
Assisti , recentemente, o filme "O homem do futuro"... é um filme bem legal que trata da relação entre o que aconteceu no passado e, se é possível mudar o futuro se tivermos a oportunidade de tentar corrigir nossos erros lá atrás... nessa mesma linha, recomendo o filme "A máquina do tempo"... no final a lição que os filmes deixam é que não é possível mudar o passado, mas reconhecer nossos erros e tentar fazer do futuro algo melhor e, nada melhor do que falar em vida hoje do que escutar "Tempo perdido" do Renato Russo.

Nessa fase de transição entre o ano velho e o ano novo faço uma retrospectiva interior: o que foi bom e o que não foi? E se não foi me deixou algum ensinamento? Creci também com meus erros? As vezes é difícil voltar para aquilo que nos fez mal, machucou e doeu... mas vejo isso como um mal necessário, pois quando encaramos nossos erros de frente fica muito mais fácil perdoar a nós e aos outros e, a partir daí recomeçar NOVO, sem medo, sem mal estar e sem aquela sensação de que fechamos a conta mas, não tiramos "a prova dos 9".
Da minha avaliação sei que minha conta fechou (pelo menos para mim, se estou devendo algo, por favor me procurem!rsrs), pois procurei, do meu jeito, corrigir todos os meus erros: em casa, com minha família e com meus amigos, assim espero entrar em 2012 sem nenhuma pendência.
Houve também momentos de medo e tensão com meu sobrinho Lucas, mas Deus em sua infinita misericórdia apontou caminhos anteriormente desconhecidos para nós, por isso peço que 2012 seja o ano do seu completo restabelecimento junto àqueles que o amam e que dele cuidam!
Mas os momentos de alegrias e belas surpresas também foram intensos. Começar esse blog foi um deles, pois havia traçado como uma meta pessoal lá nos desejos de 2011...na verdade pensei que não iria cumprir! rsrs, mas estamos aqui, fazendo desses acontecimentos, momentos especias que mereciam ser registrados!
Retrospectiva 2011
Esse ano também conquistei meu novo emprego, fiz novos amigos (mas mantive os bons e velhos!), conheci novos lugares, comemorei meus 20 anos com Tarcísio e com ele nossa prole, falei para minha mãe e irmãos que os amo muito, agradeci a proximidade da minha sogra (acreditam?), busquei ser mais compreensiva com Dandara e ouvi Enzo me chamar de "minha" (minha mãinha tudo junto!).
Além da retrospectiva pessoal, fizemos uma retrospectiva coletiva aqui em casa, foi muito bom ouvir tudo que passamos juntos durante 2011...que quero mais dessa vida... há... tantas coisas ainda, quem não quer né????
Tenho alguns desejos e metas a serem alcançadas em 2012:

1º Buscar ser sempre uma pessoa melhor!
2º Saúde para mim e para os meus familiares e amigos!
3º Uma cultura de PAZ, para podermos criar nosso filhos com mais liberdade!
4º Defeder minha TESE de doutorado!

Essa será minha grande meta para 2012, pois é difícil manter uma vida familiar e social com a espada da TESE sobre nossas cabeças, quem já vivenciou esse momento de TCC e dissertação também sabe do que estou falando... embora a vida continue acontecendo nesse intervalo de tempo de 4 anos (tempo que dura o doutorado em média, pode ser muito mais!) a gente não consegue relaxar por inteiro, pois o nosso subconsciente está ali martelando nosso juízo: tese, tese, tese, tese....
Apesar de estar vivenciando essa sensação espero que isso não tenha afetado a minha vida e nem afetado tanto às pessoas que comigo convivem, pois há sempre casos que terminam em separações, filhos traumatizados (Dandara é um pouco, perdão filha!!!), a vida social se desfaz (nunca há tempo para festinhas, batizados, casamamentos, barzinho com amigos, etc.!), assim como há casos de depressão e abandono do doutorado por "N" motivos!
Nesse meio tempo aprendi a dirigir,  fiz concursos (três), tive um filho, estou trabalhando no Sertão, fiquei sem os dados da tese (chegaram há 15 dias!) e ainda me considero sã (por enquanto!)... então ainda estou sobrevivendo, graças a Deus, por isso 2012 será o ano da TESE!
Quero finalizar com um belíssimo texto do Drummond em que ele nos ná uma receita de ANO NOVO:


Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor do arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido talvez ou sem sentido)
para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
novo
até no coração das coisas menos percebidas
(a começar pelo seu interior)
novo, espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
mas com ele se come, se passeia,
se ama, se compreende, se trabalha,
você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
não precisa expedir nem receber mensagens
(planta recebe mensagens?
passa telegramas?)

Não precisa
fazer lista de boas intenções
para arquivá-las na gaveta.
Não precisa chorar arrependido
pelas besteiras consumadas
nem parvamente acreditar
que por decreto de esperança
a partir de janeiro as coisas mudem
e seja tudo claridade, recompensa,
justiça entre os homens e as nações,
liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
direitos respeitados, começando
pelo direito augusto de viver.

Para ganhar um Ano Novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário