Total de visualizações de página

domingo, 2 de dezembro de 2012

Terceira gestação em pleno século XXI...não tem sido fácil!

Esse é um assunto que vem rendendo desde o anúncio da minha nova gravidez no início de setembro. As pessoas vivem se surpreendendo com a notícia e eu cada dia mais me chateando, tendo que apresentar uma resposta simpática e agradável para não parecer uma pessoa grosseira, sempre com um sorriso nos lábios. A maioria dessas pessoas são familiares, amigos e colegas que participam do meu círculo de amizades e convivência, mas também tem aquelas que não sabem nada e acabam se sentindo à vontade para comentar. Também tenho plena consciência de que não fazem esses comentários com a intenção de magoar, mas tem sido difícil encarar essa situação nos últimos tempos. Coisas do tipo:

Três filhos? Vocês não tem o que fazer?
Ninguém merece ter tantos filhos hoje em dia...
Menina, se tu tivesse feito ligação de trompas, estaria livre disso agora...
Vai fazer a ligação agora ou esperar pelo quarto?
E por aí vai...

Eu também não estava preparada para a notícia e quase não acreditei quando li o resultado do exame, e fiz um segundo para confirmar e estava ali escrito em letras garrafais: POSITIVO. Não tinha como escapar, mas ainda tive esperanças que na primeira ultrassom, não aparecesse nada, além do meu útero vazio, mas, lá estava ele (ou ela), lindo de viver, com o coração a mil...dali em diante todas as minhas angústias se foram,  pois o mais importante é que ele estava bem, alimentado e protegido! Fiquei super feliz em vê-lo pela primeira vez!
Compreendo os comentários pois em pleno século XXI, não é "normal" pessoas com conhecimento e formação terem 3 filhos, diferente das gerações anteriores. Minha avó teve 7 filhos, tenho uma tia que teve 10, minha mãe teve 4 e hoje em dia o comum é ter filho único ou no máximo dois filhos, assim, fugimos dos padrões atuais de natalidade e, por isso mesmo, somos alvos dessas críticas.
No entanto, para nós, filhos são como dádivas divinas, dão trabalho? Claro que sim e muito! Sofremos? Redefinimos nossas prioridades? Também...mas por outro lado, são tantos momentos maravilhosos, gratificantes, felizes que as coisas ruins acabam sendo superadas ou esquecidas. 
Foi assim desde a chegada de Dandara, ela esperou 7 anos para fazer parte da nossa vida e chegou num momento difícil, pois vivíamos de salário mínimo, não tínhamos casa ou móveis, a não ser nossas roupas, nossos livros, alguns lençóis, panos de prato, depósitos de plástico e as dezenas de CDs de Tarcísio. Mas, Deus, durante e depois da chegada dela providenciou tudo de que precisávamos...abriu as portas de novos empregos e estudos, assim, 10 anos depois tínhamos tudo para atender as nossas necessidades. Nesses 10 anos não veio outra criança porque Deus não permitiu, até pensamos e planejamos ficar só com ela mesmo ou providenciar um irmão depois que terminássemos nosso doutorado, no meu caso em 2012/2013. 
Mas em 2009 fomos surpreendidos pela gravidez de Enzo. Também estávamos em um momento delicado, pois embora, tivéssemos trabalho não tínhamos estabilidade, apenas contratos e bolsas de estudos, nada garantido, ficamos preocupados novamente com a chegada de um mais na família, mas naquele momento eu comentei com Tarcísio: 

De Dandara não tínhamos nada e veja o que construímos depois dela, não vai ser diferente com esse que vai chegar, ele vai trazer nossa estabilidade.

Dito e feito, três meses depois Tarcísio passa em um concurso como ele sempre sonhou e pouco mais de um ano depois acontece o mesmo comigo, ou seja, mais uma vez Deus providenciou tudo que precisávamos! 
Pronto! Família completa, estabilidade financeira, doutorado finalizado (Tarcísio) e em fase de finalização (eu), faltava mais alguma coisa? Para mim não, estava tudo se encaminhando para a normalidade, pelo menos era o que eu achava até ser surpreendida por esse novo bebê. Como todo casal, temos nossos métodos contraceptivos, mas também como todo método contraceptivo nenhum deles é 100% seguro. E ter que ficar justificando como e porque aconteceu é dose! 

Eu, gravidíssima e feliz aos 4 meses de gestação!
Pronto, aconteceu e estamos felizes com a novidade, nos ajustando a nova realidade de uma maneira tranquila, sem estresse e sem sofrimento...já finalizei a parte teórica da minha tese, já providenciamos um novo quarto e sei que o melhor ainda está por vir com a chegada do novo bebê, pois já sei exatamente o que é, ou então alguma coisa parecida, Deus está providenciando tudo, se conseguirmos será assunto para uma nova postagem. No mais é só esperar e confiar nas providências divinas. 

Portanto queridos, quem vai passar madrugadas em claro seremos nós, velar pequenos com febre também seremos nós, pagar as contas que subirão consideravelmente também seremos nós, então relaxem, pois não estamos nem um pouco preocupados com isso, porque também sei que seremos ainda mais felizes com todas as coisas boas que uma criança traz para uma família. No mais, a única coisa que pedimos a Deus é que venha com muita saúde, o resto a gente corre atrás, como sempre corremos!


11 comentários:

  1. Deus é fiel! Que o Senhor continue abençoando sua família. E que venham outras alegrias!

    ResponderExcluir
  2. Roberta Pereira Candido3 de dezembro de 2012 às 11:39

    Belíssimo.E como escreve bem.

    ResponderExcluir
  3. Lindo depoimento...Como disse quando soube da notícia...É muito amor...Vcs estão num momento lindo...nada melhor que um bb para abençoar o casal...é difícil... sim muito...mas o que importa são vcs como casal e família... quanto maior o desafio, mais força encontramos para supera-los...e como vc mesmo disse (sábias palavras)...nada mais gratificante que um sorriso de um bb, as palavras de um menino e as descobertas de uma adolescente...Obs.: só gostaria muito que mostrasse essa linda barriga...o vestido preto esconde...to longe...não da para ver de perto.rs! Te amo muito... muito...Já deu tudo certo...pois o mais importante esta ao seu redor e dentro de vc...Dandara, Enzo, Tarcisio e bb...família...

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo Isabel, assim como a família que vocês construíram com tanto amor... e no final isso é o que realmente importa!!!

    ResponderExcluir
  5. adorei ler seu depoimento. somos duas com 3 gestações nesse tempo de exclusões quanto a esse assunto, nós bem que sabemos como é gratificante a uma mulher, aliás só sabe aquelaa mulher que é Mãe de verdade,não apenas por um registro de nascimento! adorei vc... tudo de bom,mil felicidades... me adiciona..xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Roxana, filhos são bençãos e o presente que virá junto com a minha Luna já está encaminhado! Deus é sempre fiel! Que seja assim com você! Parabéns pois somos guerreiras, dar conta de três filhos, trabalhar, estudar e ainda estar bem como mulheres é um grande desafio! Mas vale à pena! bjs!

      Excluir
  6. Lindooo ....que Deus abencoeemto a familia d vcs

    ResponderExcluir
  7. Estou passando por isso tb é seu texto, só veio pra acalmar ainda mais meu coração e confiar mais ainda em Deus.
    Porque filhos, são de fato, heranças do Senhor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No final tudo dá certo! Minha pequena já está com quase 4 anos, um docinho, uma florzinha e também muita amada! A chegada dela só nos trouxe bençãos maravilhosas, assim será com você! parabéns!!!

      Excluir