Total de visualizações de página

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"E eu sem você é como você sem mim..."

Essa foi a música tema que inspirou o nosso casamento. Ela não surgiu por acaso, fez parte de um momento especial em nossas vidas. O nome dela é: Case-se comigo da Vanessa da Mata. Ele não lembra (claro, os homens nunca lembram!), mas eu estava longe de casa em 2006 quando ele me enviou esta música pelo messenger. Levei à sério e disse sim! Mas daí ele esqueceu, deixou guardado, não sei onde...

Em 2013, no dia dos namorados, fiz um álbum com fotos e frases que retratavam nossa história juntos, na última página coloquei a foto das crianças e perguntei: quer casar com a gente? Foi pressão? Nãaaaaao, apenas lembrei um pedido feito há muito tempo atrás... Ele aceitou, mas pediu que Luna crescesse mais um pouco para que ela participasse com a gente... e ficamos assim acertados!
Mas aí ele esqueceu de novo, não precisava casar!
Para mim, o casamento não se trata apenas de uma formalidade em que precisa de documentos assinados para comprovação, isso é apenas consequência de uma decisão tomada anteriormente. No entanto, para ele, a justificativa para não casar era a de que já se sentia casado... Mas não era desse sentimento de se sentir casado que eu sentia falta... era algo mais sublime, espiritual, era estar em comunhão com Deus e receber a Sua bênção. Mesmo sabendo que Ele sempre nos abençoou de tantas formas na nossa vida, Sua presença era constante nos guiando, cuidando, protegendo, como um Pai que não cansa de olhar para os seus filhos. O que eu poderia dar em troca de tanto amor e cuidado? Fazer o mesmo, estar em comunhão com Ele nos entregando ao sacramento do matrimônio.
E assim, depois de muitas conversas, pois não queria que fosse uma obrigação para ele, só porque eu tinha essa necessidade, precisava ser de boa vontade, com amor e desejo de fazer o mesmo, enfim, ele concordou! Ufa! 
Daí partimos para a organização (eu!), tinha que ser a nossa cara, diferente, especial e emocionante! A primeira decisão: tinha que ser de dia e num lugar ao ar livre, ele queria na praia, queria casar com uma roupa bem leve e sandálias no pé! E pensamos na praia! Mas não fiquei muito animada... se fosse em um hotel ou pousada e não quiséssemos "hóspedes" no casamento teríamos que reservar só para nós o que ia encarecer significativamente o orçamento.
Então pensamos em um sítio ou engenho, fizemos algumas visitas e algumas consultas, nada que atendesse as nossas expectativas. E foi aí que o Engenho Cachoeira apareceu, procuramos na internet, vimos as fotos e fomos fazer uma visita! Nos encantamos, perfeito! A celebração teria que ser embaixo daquela árvore gigante, frondosa e bela ao lado do lago.
Partimos para a organização dos papéis e descobrimos que a igreja católica não celebra casamentos fora da igreja, e no engenho não havia uma capela. Fiquei arrasada, como eu iria resolver essa situação? Vi nossos sonhos irem por água abaixo...
E foi assim que o Pe. Robson entrou na nossa vida, ele já estava atuando na Capela de São Sebastião (nosso bairro) há alguns meses e entrei em contato. Ele confirmou dizendo que não fazia celebração fora da igreja mas que se eu casasse na nossa capela ele iria dar uma bênção matrimonial no engenho. Perfeito, o problema agora é que teria que organizar dois casamentos! 
Não foi fácil pensar em todos os detalhes, idealizar e colocar em prática tudo que foi pensado, para isso precisei do apoio de várias pessoas, entre eles, meus fornecedores, mas principalmente minha família que me ajudou de diversas maneiras. 
No final, o resultado foi perfeito em todos os aspectos, tudo lindo, tranquilo, sem estresses e de uma beleza singela em que tudo transbordava um sentimento de amor, a emoção aflorou de maneira contagiosa, para todos que estavam presentes, a frase chave foi: "o amor está no ar..." e foi assim mesmo, Deus se fez presente em todo sentimento de amor que dali se irradiou.
Oficialmente, casamos na quarta, dia 02 de setembro, foi emocionante para mim, fazer meus votos e receber a Eucaristia, estavam presentes nossos filhos, nossa família, nossos padrinhos e alguns amigos mais íntimos. Foi maravilhoso estar em comunhão com Deus.



Como já tinha casado e vivido a experiência, quando planejamos a bênção do domingo, o padre disse que seria bem simples, de que faria a leitura da Palavra, uma homilia, e a bênção. Então, pedi a Ele um espaço para dizer algumas palavras para Tarcísio e perguntei a Tarcísio se ele também gostaria de dizer alguma coisa para mim, mas não o pressionei pois deveria ser algo que fosse de sua vontade. Ele ficou calado! 
Enfim, chegou o domingo!
Um dia de sol lindo, agradável e não muito quente!
Outra decisão que tive que tomar foi o uso, ou não, da carruagem do engenho, na verdade fiquei com vergonha de pagar "mico", perguntei para algumas pessoas se deveria usar ou não, todos disseram que sim e assim decidi usar, claro que coloquei os meninos em cima, para não pagar "mico" sozinha, mas o resultado foi perfeito... não poderia ter chegado de outra maneira.



Mas a melhor surpresa ainda estava por vir, meu esposo nos esperando no altar com lágrimas nos olhos, realmente eu não esperava, foi emocionante estar ali com tantas pessoas importantes na nossa vida... Enzo e Luna entrando na minha frente e logo depois ser recepcionada por ele. Não poderia ter sido mais lindo!

E a celebração começou, Padre Robson estava inspiradíssimo. A palavra foi 1 Coríntios, Cap.13 que fala de caridade e amor... o que dizer daquela homilia? Que fui tocada profundamente, minhas lágrimas escorreram, me emocionei demais naquele momento. "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". Quanto sofremos para chegarmos até aquele momento? Mas cremos, esperamos, suportamos para colher os frutos do nosso amor, que já estávamos colhendo há tanto tempo... o que dizer para Deus? Apenas AGRADECER, nada a pedir!


Ao som da música do Davidson Silva (Cada dia), Dandara entrou com nossas alianças. Linda, leve e maravilhosa, pois sei que ela não gosta de ser o centro das atenções, mas ela atendeu a esse pedido meu, não tinha como não ser ela a trazer o símbolo do nosso compromisso, ela que foi protagonista fundamental do nosso reencontro.


Ao final da celebração, li o texto que havia escrito na madrugada anterior, que falava do homem que ele é para mim, dos nossos filhos e da certeza de que tomamos a decisão certa por estar pautada no vontade de Deus, pedindo a Ele sabedoria para manter a nossa família unida na superação de todas as dificuldades. Lágrimas de ambos os lados correram e também da plateia que nos assistia. Para minha surpresa, ele tirou uma carta do paletó e também fez seus votos para mim.


Foram palavras carregadas de amor e de certeza do que construímos juntos. Falou também que mesmo diante da sua dificuldade em lidar com sentimentos via em mim apenas expressões de amor por ele, novamente rios de lágrimas por todos os lados... quando pensávamos que havia acabado, para a nossa surpresa, Dandara falou algumas palavras escritas no seu celular para nós... pensei que íamos desabar de tanta emoção!


"É assim, esse amor sem fim. Que a cada dia se faz presente e com um desejo de continuar com essa experiência que se renova a cada dia, a cada hora, a cada segundo. [...] Obrigada por todas as vezes, que com o jeito particular de cada um de vocês, revelaram-nos o amor e dedicação. Obrigada a vocês que nos deram a vida e nos ensinaram a vivê-la com dignidade. A vocês que se doaram inteiros e renunciaram aos seus sonhos, para que pudéssemos realizar os nossos, não temos palavras para agradecer tudo isso. Nós amamos vocês!"

Depois nossos amigos Waldyr e Ana falaram sobre a vida, sobre nós, sobre o amor e sobre a amizade tão bem retratada na música do Almir Sater - Tocando em frente, que diz: 

"Cada um de nós compõe a sua história
Cada ser em si carrega o dom de ser capaz,
De ser feliz."

E foi assim, Deus estava ali e fez transbordar amor, amizade, alegria e vida em todas as pessoas, em todas as coisas, em todos os momentos, em todos os abraços, em todas as palavras, em cada olhar, foi mais do que perfeito, foi divino!


"Deus abençoou a nossa união, e os anjos cantam o nosso amor"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário